0
243

O poder dos alimentos no tratamento da hipertensão arterial

A pressão alta, ou hipertensão, é a principal responsável pelos problemas cardiovasculares, e o AVC é o acidente vascular cerebral. Nas últimas décadas, o número de pessoas que têm a pressão arterial elevada disparou em grande parte do mundo.

Há vários fatores que levam a pessoa a se tornar hipertensa. Um deles é a alimentação. Por isso, é muito importante cortar o sal, doces, queijos, molhos industrializados, carnes gordurosas, e acrescentar alimentos que vão agir como verdadeiros amigos da sua pressão arterial – e que são os mais indicados pelos médicos.

Uva

Segundo o Centro de Pesquisa em Aterosclerose e Metabolismo de Louisville, nos Estados Unidos, consumir uvas ajuda a baixar a pressão. A uva-passa também ajuda no combate à hipertensão.

Espinafre

Por conterem muito potássio, várias verduras e folhas escuras são excelentes para a pressão arterial. Destaque para o espinafre, que, em uma porção de 100 g, tem 466 mg de potássio. Também devem ser consumidas alface romana, couve e rúcula.

Melancia

Pesquisadores da Universidade Estadual da Flórida atestaram, após diversos testes, que a fruta é ótima para a pressão arterial, pois contém alta quantidade de l-citrulina, que no corpo humano se transforma em uma molécula que ajuda a relaxar as paredes dos vasos sanguíneos. É recomendado comer um pedaço de melancia após o almoço.

Suco de beterraba

Estudos realizados por cientistas da Universidade Queen Mary, no Reino Unido, comprovaram que o suco de beterraba é ótimo para baixar a pressão arterial. O ideal é tomar o suco do alimento cru, pois, se cozinhar antes, ele sofrerá perdas nutricionais.

Abacate

Apesar de calórico, o abacate traz vários benefícios, pois é rico em nutrientes, como as vitaminas A e E, que agem como antioxidantes no organismo. Contém também betassitosterol, que ajuda a reduzir os níveis do colesterol ruim. Pode ser consumido puro, na vitamina com leite ou na salada.

Salmão grelhado

O salmão é outra ótima fonte de potássio e também é rico em ácidos graxos ômega 3, ajuda a reduzir o mau colesterol e previne contra doenças cardiovasculares. É melhor consumir grelhado ou no forno, para que fique menos calórico.

Batata assada

A batata é rica em magnésio e potássio, dois nutrientes que ajudam a baixar a pressão arterial. Porém, não se deve consumir a batata frita ou com muito sal, pois a fritura e o sal aumentam a pressão.

Chocolate

Pesquisas do Instituto Nacional de Medicina Integrativa, em Melbourne, na Austrália, mostraram que o chocolate que contém de 50% a 85% de cacau faz a pressão cair cerca de 3 mmHg. É que os flavonoides do cacau propiciam a formação do ácido nítrico, que relaxa os vasos sanguíneos.

Aveia

Outra aliada excelente para manter a sua pressão controlada. Tem muitas fibras e baixo teor de gordura e sódio. O ideal é consumir no café da manhã.