O ativista pelos direitos civis Martin Luther King Jr. foi símbolo da luta contra a segregação racial nos Estados Unidos. Nascido na Geórgia, um dos estados americanos mais afetados pelas exclusão dos negros, ele proclamou, em 28 de agosto de 1963, aos degraus do Lincoln Memorial, em Washington, o seu mais famoso discurso, intitulado “Eu tenho um sonho” (“I have a dream”, em inglês). Estas palavras entraram na História para definir o sonho de um futuro mais justo para a comunidade negra daquele tempo — e, até hoje, inspiram os defensores da igualdade racial no país.
Martin Luther King foi um pastor protestante e ativista político americano que se tornou um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos EUA, e no mundo. A sua campanha pró-igualdade tinha como mote a “não-violência” e o amor ao próximo, tendo-lhe sido atribuído o Prémio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato, em 4 de abril de 1968.
O Dia de Martin Luther King é um feriado nacional estabelecido em 1983, e celebrado na terceira segunda-feira do mês de janeiro, data próxima ao aniversário do ativista (15 de janeiro 1929). É um dos três feriados nacionais dos EUA em comemoração a uma personalidade. O MLK Day é quando todos os americanos celebram a igualdade.