Rotary Internacional
A primeira reunião do Rotary aconteceu no dia 23 de fevereiro de 1905. O advogado Paul Harris formou o Rotary Club de Chicago, nos Estados Unidos, para que profissionais de diferentes origens, históricos de vida e habilidades pudessem trocar ideias e fazer amizades duradouras.
Atualmente, a rede global é formada por aproximadamente 1,4 milhão de associados em mais de 36 mil Rotary Clubs e 10 mil Rotaract Clubs (destinados principalmente a estudantes universitários e jovens profissionais) em mais de 200 países.
Os rotarianos se unem e entram em ação para causar mudanças em si mesmos, nas suas comunidades e no mundo todo. Desde o início, têm enfatizado a importância de agir de forma ética e responsável, usando suas profissões como oportunidade de servir.
Os clubes concentram seus empenhos humanitários nas seguintes áreas:
- Consolidação da paz e prevenção de conflitos
- Prevenção e tratamento de doenças
- Água, saneamento e higiene
- Saúde materno-infantil
- Educação básica e alfabetização
- Desenvolvimento econômico comunitário
- Meio ambiente
Como organização internacional, o Rotary valoriza a diversidade, equidade e inclusão.
ROTARY CLUB OF BRASIL–ORLANDO
A história
Há exatos 10 anos surgia em Orlando, na Flórida, o Rotary Club of Brasil-Orlando. O presidente na gestão 2021 – 2022 e também um dos fundadores, Celestino De Cicco Neto, conta que a organização surgiu “objetivando unir o ideal de servir, promover a integração de forma participativa com a comunidade e, ao mesmo tempo, conservar a cultura brasileira.”
É muito importante ressaltar que os primeiros passos para a introdução de um Rotary em Orlando foram dados pelo Rotary Club Boca Raton West que, para expandir seu alcance junto à comunidade brasileira, abriu outros pontos de reuniões através clubes satélites — uma opção diferente para a formação de Rotary Club.
“Sugeri ao Marco Alevato a abertura de um clube satélite em Orlando. Ele abraçou a ideia e já no primeiro encontro, reuniu mais de 50 pessoas”, lembra Douglas Heizer, fundador do Rotary Club Boca Raton West — o primeiro clube de língua portuguesa dos Estados Unidos.
Apesar do enorme sucesso das primeiras reuniões, a decisão foi criar um clube independente, e, assim, nasceu Rotary Club of Brasil-Orlando.
Mesmo não participando das atividades iniciais do clube recém-criado, o grande incentivador da criação de um Rotary Club em Orlando, Marco Alevato, continuou apoiando a comunidade brasileira nos Estados Unidos, em tantos outros importantes projetos.
E, como diz o ditado popular: “o bom filho a casa torna”, Alevato, recentemente, passou a fazer parte do quadro de associados do Rotary Club of Brasil-Orlando. Como não poderia ser diferente, foi eleito presidente para a gestão 2022 – 2023, mas, por questões pessoais, declinou do cargo. Mônica Luiza El-Rassy, é quem vai presidir o clube no próximo ano.
O Rotary Club of Brasil-Orlando, além de congregar os brasileiros que moram na cidade, passou também, a servir de apoio a todos os conterrâneos, rotarianos ou não, que visitam o município da Flórida Central. Também está se firmando como uma ponte entre os clubes rotários americanos e brasileiros.
“Nas reuniões bimensais, onde se fala o português, criou-se uma atmosfera de companheirismo rotário com uma ponta de saudosismo dos rincões onde nascemos, porque ali trocamos informações e contamos histórias do nosso passado não muito distante”, relata Celestino De Cicco Neto.
Onde existe um rotariano, existem ações para melhorar a comunidade.
10 anos servindo a comunidade
Nesta década de atividades, o Rotary Club of Brasil-Orlando recebeu vários prêmios por ter conquistado as metas do Rotary Internacional. Fez parte do conselho de cidadãos da Flórida junto ao Consulado-Geral do Brasil em Miami.
Consulado Itinerante
Atendimento de brasileiros que desejam solicitar ou renovar o passaporte, e de americanos que buscam por vistos de viagem para o Brasil.
Aprendendo Português
Aulas de português para crianças de 04 a 16 anos, aos sábados, das 10 da manhã à 1 da tarde, na Liberty English.
Taste of Brazil
Evento onde os restaurantes brasileiros apresentam seus pratos especiais. Todo o dinheiro arrecadado vai para instituições dos Estados Unidos e Brasil.
Interact Club
Fundado em agosto de 2017, com 28 membros e, atualmente, conta com 52 associados.
Rotaract Club
Fundado em outubro de 2017, com 13 membros.
Bingo Beneficente e Bazar do Rotary
Arrecadação de verba destinada para projetos sociais.
Projeto dos queimados
Arrecadação de faixas e filtro solar para o Hospital de Queimados de Brasília.
Projeto Amigos do Rotary
Restaurantes, profissionais e voluntários que ajudavam o Rotary.
Intercâmbio de estudantes
Marcela Goris, 18 anos, aluna da Lake Brantley High School, em Orlando, foi para Belo Horizonte (MG), estudar por um ano.
Outros trabalhos realizados
Feiras de artesanato, jantares de companheirismo e beneficentes para instituições, arrecadação de brinquedos e roupas para crianças carentes na República Dominicana e outros países.
O Rotaract e o Interact foram responsáveis pela doação de 30 computadores para duas instituições filantrópicas no Brasil (Centro de Convivência da Criança e do Adolescente Lar Nossa Senhora Das Mercês e Associação Cultural Ary Luiz Bombarda), através do Rotary Club Araraquara-Santa Angelina. Chinelos, lenços umedecidos e fraldas para bebês foram doados para a instituição Help de Osceola, em Kissimmee, para as vítimas de violência doméstica e seus filhos. Também foram doadas 32 mochilas com material escolar para a escola primária Maxey, de Winter Garden.
Nas gestões 2020 – 2021 da presidente Jacqueline DeAndrade e 2021 – 2022 do presidente Celestino De Cicco Neto, o Rotary Club of Brasil-Orlando, devido à pandemia de Covid-19, passou a ter reuniões on-line e, com isso, pode se conectar com clubes de vários países:
- Turma do Corujão — grupo de estudo com o objetivo de divulgar ações de ensinamentos rotários e palestras que são desenvolvidas pelos clubes.
- Rotalatino — grupo rotário de companheirismo, com a participação de 27 países da América Latina e Europa, além dos Estados Unidos.
Foi criado o projeto “Quem Somos, Onde Estamos e O que Fazemos” com palestras sobre a trajetória de brasileiros que se destacaram fora do Brasil. Os convidados foram: Marco Cigagna, Eraldo Manes Jr., Dra. Lilian Alevato, Felipe Sousa-Lazaballet.
Também foram realizadas as seguintes palestras:
- Adelita Costa – Etiqueta e comunicação em tempos de pandemia
- Anna Alves-Lazaro – Tráfico humano
- Prof. Luciano Nasso – Como superar a ansiedade na pandemia
- Jacqueline Andrade Amaral – Outubro rosa
- Adriano Valente – Medicina nuclear e poliomielite.